fechar janela

lugares


tags


facebook


Próxima Viagem

???



contato

contato@viajecomje.com.br

background-image

8 maneiras de viajar mais em 2016

Todo o final/início de ano é a mesma coisa: fazemos uma série de promessas para cumprir nos próximos 365 dias. E, se você está lendo este blog, é porque muito provavelmente um dos seus compromissos para o ano de 2016 foi viajar mais. Bom, foi um dos meus também.

Mas, assim como as outras promessas, muitas vezes elas acabam sendo esquecidas ou deixadas de lado, muitas vezes apenas por falta de organização. Por isso, embora o ano já tenha começado pra valer, separei algumas dicas que podem ajudar você a se organizar para fazer deste um ano muito turístico!

O que você pode fazer para viajar mais em 2016

1) Descobrir quanto tempo você terá para viajar

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas tem muita gente que já mete os pés pelas mãos nesta primeira etapa: você precisa saber ao certo quanto tempo terá para viajar, principalmente para definir qual será o destino escolhido e quanto você gastará com a viagem. Uma vez que você saiba quanto terá, tente deixar mais ou menos programado quando tirará suas férias, para não correr o risco de receber um ‘não’ do seu chefe depois de compradas as passagens e reservadas as hospedagens, e morrer com tudo na mão.

2) Convide amigos – e divida despesas

Não é que eu ache que viajar sozinho não é uma boa ideia. Mas uma grande vantagem de convidar alguém para ir com você. Além de compartilhar as alegrias e histórias de uma viagem, é dividir os custos. Até porque colocar o pé na estrada sozinho é mais caro do que em conjunto. Além disso, fazer planos juntos vai ajudar você a não desanimar diante dos obstáculos que podem surgir – câmbio desfavorável, dificuldades na hora de programar a viagem, falta de tempo para organizar passeios etc.

3) Arranje um cofrinho de viagem – e se esforce para enchê-lo

Pode parecer bobagem, mas ter um cofrinho físico é um estímulo para guardar dinheiro para a viagem, seja por ser um depósito para as moedinhas que você gastaria em bala, seja para lembrar você de sempre guardar uma parcela dos seus ganhos mensais para sua tão sonhada viagem.

cofrinho
Esse é o nosso cofrinho… Já está bem mais cheio que isso!

4) Encontre formas de economizar dinheiro antes da viagem

Sabe aquelas roupas que você não usa mais e estão estacionadas no seu guarda-roupa? Faça um bazar e já aproveite para ganhar um trocadinho com elas. E aquela reunião mensal com os amigos? Em vez de irem a um bar ou restaurante, optem por fazer o get together na casa de alguém e economizem alguns trocados. Além disso, corte os custos excedentes – como aquela mensalidade da academia que você paga e não vai. No final das contas, você economizará muito mais do que pensa.

5) Escolha destinos mais baratos e fora do convencional

Como já dissemos aqui no blog, a alta do dólar pode até tornar alguns destinos mais proibitivos, como Estados Unidos e Europa, mas nada que um local mais barato e menos convencional não possa dar conta do recado. Por exemplo, em vez de Europa Ocidental e Central, que tal apostar no Leste Europeu? Em vez de destinos paradisíacos no Caribe e no Sudeste Asiático, que tal conhecer as lindas praias de Cartagena ou do Nordeste? Enfim, sempre há uma opção barata, seja praia, montanha ou cidade.

6) Pesquise, pesquise, pesquise

E depois pesquise mais um pouco. A internet está aí para tornar nossas viagens mais fáceis, a começar pela escolha das passagens e hospedagens: sites como Melhores Destinos, decolar.com e e-Destinos sempre mostram boas ofertas e promoções. Se quiser definir os melhores passeios e restaurantes, não deixe de também de conferir as dicas e notas das atrações no Tripadvisor ou no Lonely Planet.

7) Hospedagem, só se for a mais barata

Se você parar para analisar os gastos de viagem, vai perceber que boa parte vai para a hospedagem. Por isso, não perca a chance de escolher as opções mais baratas. Em vez de hotéis, que tal um hostel? Boas opções para procurar as melhores ofertas são o Booking, Hotel Bookers e o Trivago. Ou ainda, conte com o Couchsurfing ou o Airbnb para ficar na casa de locais e ter uma experiência mais “autêntica”.

8) Use e abuse das suas milhas – ou faça um programa agora mesmo!

Se você ainda não tem programa de milhas, faça um neste momento. Se já tem, dê uma olhada na quantidade que tem e veja se já consegue utilizá-las para alguma coisa na sua viagem. Ao contrário do que muita gente pensa, elas não valem apenas para passagens aéreas; dá para utilizá-las para converter por hospedagens, aluguel de carro etc. 

Dica extra – quando chegar ao seu destino, economize também

Se você chegou até aqui, já deve ter conseguido guardar bastante para fazer a sua viagem. Mas isso não significa que você agora vai esbanjar. Programe passeios, refeições e compras mais low cost. Por exemplo: em vez de pegar um guia para visitar algum local, leia bastante sobre ele antes e compre um manual sobre a atração; em vez de ir aos restaurantes mais turísticos (que costumam ser mais caros), escolha opções frequentadas pelos locais ou, se tiver como,cozinhe em seu hotel/hostel/residência; em vez de comprar aquelas bugigangas feitas para turistas – e que costumam custar os olhos da cara -, leve algo original do local que não tenha tanto apelo turístico, como uma comida, cerveja ou mesmo cartões postais.

Momentos como esse pedem que você desenterre suas milhas. Há muita que já usa esse recurso, mas, se você ainda não começou, não há hora melhor. Dê uma olhada no seu cartão de crédito e, se você ainda não participa de um programa de milhagem, comece já! Você pode convertê-las em passagens aéreas e também em outras vantagens, como hospedagens, aluguel de carro etc.

Tá vendo? Viajar em 2016 pode ser mais fácil do que você imagina! Então aproveite que ainda temos tempo e comece a programar  jornada de seus sonhos!







fechar janela

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Mensagem