fechar janela

lugares


tags


facebook


Próxima Viagem

???



contato

contato@viajecomje.com.br

background-image

6 dicas para viajar com o dólar nas alturas

É difícil aceitar, mas é verdade: a alta do dólar está aí pra ficar – pelo menos por enquanto – e ela vai afetar as suas próximas férias. Mas calma! Não é por causa disso que você vai desistir de viajar. Não? É claro que não. Com um bom planejamento e um pouco de bom senso, você pode encontrar boas oportunidades para se divertir e relaxar, e até se surpreender com as novas alternativas de viagem que surgem por aí.

Então, se o dólar apertou, confira essas dicas e tire de letra essa situação!

1) Planejar é preciso

Planejamento e viagem são duas palavras que vão muito bem juntas, mas elas formam um casal ainda mais bonito com a alta do dólar. Por isso, nesses tempos, as chances de uma viagem espontânea, dessas que fazemos sem muito planejamento, diminui, já que as chances de arrependimento – para o bolso, no caso – são grandes. E o que significa exatamente se planejar? É decidir o destino, comprar passagens, traçar o roteiro, fazer reserva de hospedagem, restaurantes e atrações etc. Perde-se na aventura e na impulsividade, ganha-se na carteira.

2) Nem toda promoção de passagem é uma boa oportunidade

Com certeza você já percebeu que começaram a chover promoções de passagens aéreas por aí. Isso não é à toa, pois as companhias precisam fisgar os clientes e reduzir prejuízos de alguma forma, e para isso tornam os preços de muitos trechos mais atrativos. Mas, às vezes, a boa oportunidade para por aí. Destinos cuja moeda corrente é o dólar e que possuem um custo de vida alto, por exemplo, podem ser uma verdadeira fria para quem decidir embarcar. É uma cilada, Bino!

3) Escolha destinos internacionais com bom custo-benefício

Um dos – poucos – “lados bons” dessa alta do dólar na hora de escolher um destino de viagem e que passamos a considerar destinos mais diferentes do tradicional. Como eu disse no post Comer e viajar, é só começar, alguns países que costumam ter preços de passagens mais caras, como África e Ásia, são muito baratos em termos de custo de vida, e viajar para esses lugares ficou mais positivo com o surgimento das promoções. Algumas regiões que são uma boa pedida são América do Sul – não é à toa que meu próximo destino será Cartagena, na Colômbia -, África do Sul, Sudeste Asiático e Leste Europeu. Já alguns países que, embora sejam caros, também sejam escolhas consideráveis, são Canadá e Austrália, já que lá o dólar não subiu tanto quanto a moeda americana.

4) Corte gastos supérfluos

Se você é destas pessoas que adora fazer umas comprinhas na hora de viajar, pense de novo: esses gastos, ainda mais nessa época, podem impossibilitar sua viagem. Quer ver? Basta retirar do seu planejamento orçamentário todas ou quase todas as compras de presentinhos e souvenires que estavam programas na viagem. Viu? O preço cai bastante. Eu particularmente, não sou grande fã de fazer compras em viagens, pois acho muito melhor curtir o tempo passeando do que comprando. No fundo, nas pessoas não vão se importar tanto se você não trouxer aquela lembrancinha, e você vai poder curtir a viagem sem sofrer tanto com os gastos. Quem sabe você investe em presentes mais em conta, como cartões postais, ou mesmo fotos personalizadas.

5) Repense sua hospedagem

Está acostumado a ficar em hotel? Quem sabe agora seja a hora de ousar e tentar um hostel ou alugar um quarto ou apartamento. Para pesquisar hostels, use ferramentas como o Hostel Bookers ou o Hostel World. Para quartos ou apartamentos, a dica do momento é o Airbnb. Mas, se você não abre mão do conforto dos hotéis, use ferramentas como Booking ou o decolar.com para encontrar os preços mais em conta.

6) Escolha opções econômicas de passeios e alimentação

É claro que uma das melhores partes das viagens – senão a melhor parte delas – é conhecer novos lugares e provar sabores diferentes. Mas isso pode ser feito com mais economia e sem perdas nos destinos. Basta procurar, por exemplo, por atrações grátis e opções de alimentação mais baratas, como comer na rua ou mesmo comprar no supermercados locais. Quer coisa mais romântica do que um piquenique em um parque? É uma forma de conhecer um local a um baixo preço, com uma refeição a preços módicos, e uma experiência que pode ser inesquecível. Para se locomover, dê preferência a andar de ônibus ou à pé em vez de táxi ou carro alugado: é outra boa oportunidade de conhecer a cidade mais atentamente. Não é necessário abrir mão de todas as atrações pagas ou caras, apenas seja mais seletivo.

Dica extra) Milhas e milhas de distância

Momentos como esse pedem que você desenterre suas milhas. Há muita que já usa esse recurso, mas, se você ainda não começou, não há hora melhor. Dê uma olhada no seu cartão de crédito e, se você ainda não participa de um programa de milhagem, comece já! Você pode convertê-las em passagens aéreas e também em outras vantagens, como hospedagens, aluguel de carro etc.

Mesmo com as dificuldades cambiais, é possível encontrar boas opções de passeio. Não desanime e boa viagem!







fechar janela

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Mensagem